USP pode flexibilizar regras da pós-graduação

Estudantes podem ter mais prazo para entrega dos projetos finais

120px-SanDiegoCityCollegeLearingRecourceCity-bookshelfA Universidade de São Paulo (USP) estuda uma flexibilização das regras dos seus programas de pós-graduação, tendo, por exemplo, os estudantes um aumento na prorrogação de prazos para a defesa de seus projetos finais de mestrado e doutorado. A iniciativa foi aprovada pelo Conselho Geral de Pós-Graduação no início do mês, mas o documento terá que ser encaminhado para as comissões de legislação e recursos, e só poderá entrar em vigor após apreciação do Conselho Universitário.

Caso as novas regras sejam aprovadas, só serão válidas para os estudantes que ingressarem no ano posterior à aprovação. A alteração das diretrizes pode auxiliar estudantes sem bolsas de estudo, que, geralmente têm mais complicações para atender o prazo, assim como os que possuem o subsídio da USP em intercâmbios, segundo disse Marcelo Arias, representante discente do Conselho Geral de Pós-Graduação da universidade.

"Tivemos casos de pessoas que perderam o mestrado ou doutorado porque não conseguiram cumprir o prazo do programa por conta de uma bolsa que ganharam por meio da própria USP", comentou.

Além da ampliação do prazo, o estudante pode se matricular como aluno especial e aproveitar seus créditos ao ingressar na pós-graduação, sem que o prazo de conclusão do curso seja retroagido. “Por exemplo, se o aluno fez créditos em 2011 e entrou no mestrado só em 2012, ele teria seu prazo encurtado em um ano. Com as novas regras, isso não acontece mais”, disse Arias.

Para saber mais, acesse o site do Universo on Line.

Fonte: UOL

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado