Canto da Chuva (ii): o professor e os delinquentes

Este é o espaço para fugir da correria do dia a dia

120px-Flickr - Ministério da Cultura - PlatéiaA edição do Canto da Chuva desta semana traz um clássico do cinema dos anos de 1980, um Drama de Guerra de Steven Spielberg em cartaz nas salas do Brasil, uma poesia de Carlos Pena Filho, dica de um livro de como escrever bem, e uma piada para descontrair seu dia.


CLAQUETE: O Preço do Desafio (Stand and Deliver – Estados Unidos, 1988)

A dica desta semana trata-se de um clássico dos anos 1980. Quem está na casa dos 30 anos sabe do que estamos falando. O Preço do Desafio inspirou muita gente dessa geração a ter mais afinco com os estudos e, sobretudo, respeitar seus mestres. Baseado em fatos reais, o filme conta a história de Jaime Escalante (Edward James Olmos – indicado ao Oscar de Melhor Ator), um matemático, que decide afastar-se da empresa em que trabalha, para dar aulas. A escola Garfield High em East Los Angeles, ambientada por professores desestimulados ante os jovens delinquentes e sem vontade de aprender, recebe Jaime Escalante, que traça o objetivo de preparar seus alunos ao Exame Nacional de Cálculos Avançados. O filme conta com a participação dos astros Andy Garcia e Lou Diamond Philips, que acabara de interpretar o cantor e compositor Ritchie Valens, em La Bamba (1987). O papel de Escalante na escola ultrapassa os deveres de professor, tornando-se conselheiro e amigo dos alunos indisciplinados, fazendo com que estes larguem o vício das drogas, das brigas de gangues e passem a estudar, com o sonho de um dia se tornarem alguém. Os resultados obtidos causam espanto e desconfiança das autoridades. Uma cena marcante ocorre quando Angel Guzman (Philips) está com um colega de gangue no carro e exclama ao comtemplar o céu: “Muitas dessas estrelas já se apagaram, é que sua luz levam anos para chegar a Terra”. Ao que seu amigo retruca “O que é isso? As estrelas estão lá...”. A direção é de Ramón Menéndez, que co-roteiriza com Tom Musca.


EM CARTAZ: Cavalo de Guerra (War Horse – Estados Unidos, 2011)

Super produção orquestrada por um mestre que tem na bagagem outros grandes dramas de guerra, como Império do Sol, A Lista de Schindler e O Resgate do Soldado Ryan: Steven Spielberg. O diretor surpreende ao mostrar um lado pouco ortodoxo em películas do gênero, pois o protagonista, como diz o título, é um cavalo. O filme narra o espírito de amizade e lealdade do cavalo Joey com Albert, jovem que o treinou e adestrou. A história se passa na Inglaterra, no período em que estoura a I Guerra Mundial, e quando se espera que o rapaz siga para o front, eis que Joey é “convocado” pela Cavalaria Britânica. Separados pela guerra, mas não pelo destino, os dois novamente se encontram, mas dessa vez na Terra de Ninguém, onde a amizade servirá de alicerce para aguentar as agruras do conflito. A direção é de Steven Spielberg, e Lee Hall e Richard Curtiso assinam o roteiro. Consulte onde o filme é apresentado na sua região, no site Cineclick.


PAPIRO: Perca o Medo de Escrever: da frase ao texto

A dica de livros desta semana é Perca o Medo de Escrever: da frase ao texto, de Inez Sautchuk (Editora Saraiva, 336 p.). Escrever bem não é somente dominar a norma gramatical culta, ou seja, deixar de cometer erros de português. O bom texto escrito consiste também na objetividade, na clareza, na concisão com que são tratados os assuntos e na forma como as ideias vêm organizadas em nossa produção de texto, seja qual for sua finalidade. Inez Sautchuk foge do indesejável tom acadêmico e aborda com clareza as principais dificuldades na produção de um texto, sejam elas de natureza técnica ou de produção de sentidos e propõe soluções para escrevermos de maneira eficiente e pessoal.


UM MOMENTO DE CULTURA: Sino, Claro Sino

Sino, claro sino
Tocas para quem?
Para o Deus Menino
Que de longe vem

Pois se o encontrares
Traze-o ao meu amor
E que lhe ofereces
Velho pecador?

Minha fé cansada
Meu vinho, meu pão
Meu silêncio limpo
Minha solidão.

Poesia de Carlos Pena Filho, o Poeta do Azul (1929-1960), considerado por muitos, o maior poeta do Recife. Sino, Claro Sino é uma das poesias mais queridas do povo pernambucano e muito declamada na época natalina. Foi imortalizada pelo músico Antônio Madureira, no CD Opereta do Recife, quando o compositor ‘musicou’ as obras de Carlos Pena Filho, sendo interpretada de forma magistral pelo Coral Canto de Boca. A obra musicada de Sino, Claro Sino pode ser conferida no Youtube.


PIADAS E ANEDOTAS:

O professor de Português, recém-chegado naquela cidadezinha, resolve fazer um terno. Ao passar por uma alfaiataria, ele lê o letreiro: "Arfaiataria Aguia di Oro". Ao entrar, ele cumprimenta o proprietário e, tentando ser gentil, tece um elogio:

— Parabéns! Gostei do nome que você colocou na sua loja. Águia de Ouro! É um nome imponente!

O caipira olha para ele com ar desconfiado e responde:

— Desculpe, seu dotor! Pode ser imponente, mas o sinhô falô errado. Não é "Águia di oro" e sim "Agúia di oro"!

Fonte: Piadas Engraçadas

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado