Lula inaugura universidade sindical na Argentina

Ex-presidente recebe título de Doutor Honoris Causa de instituições de ensino superior

120px-ProfessorsNa última quinta-feira (16), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o título de Doutor Honoris Causa de nove instituições de ensino superior públicas da Argentina, onde foi convidado de honra na inauguração da Universidade Metropolitana para la Educación y el Trabajo (UMET).

 

 

A nova universidade é a primeira construída na América Latina por um órgão sindical.

“É extraordinário poder inaugurar essa universidade criada por trabalhadores. Eu também comecei minha militância em uma organização sindical”.

Na ocasião, Lula esteve ao lado da presidente da Argentina, Cristina Kirchner, discutindo o investimento de seus governos, Lula/Dilma no Brasil e Néstor/Cristina na Argentina, e sobre a educação.

O ex-presidente ressaltou os programas como o Ciência Sem Fronteiras, o Programa Universidade para Todos (ProUni), a criação de 14 novas universidades, 126 novos campus e a duplicação no número de vagas no ensino superior, além da criação de 200 escolas técnicas.

“Em 10 anos, nós aumentamos em 68% o investimento em educação superior. Atualmente, 1% do PIB está destinado exclusivamente às universidades”, disse Cristina Kirchner.

Fontes: Luciana Rosa (Jornal do Brasil) e Exame.com

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado