Análise de qualidade das instituições de ensino superior

Nem todas as instituições de ensino públicas apresentam nível de excelência

becadiplomaA equipe de especialistas do ProfessorNews analisou a qualidade das instituições de ensino superior (IES) que foram avaliadas e estão no Índice Geral de Cursos (IGC) 2010.

Os 17 cursos de 2.176 instituições avaliados pelo MEC nesse ano foram:

- Agronomia

- Biomedicina

- Educação Física

- Enfermagem

- Farmácia

- Fisioterapia

- Fonoaudiologia

- Medicina

- Medicina Veterinária

- Nutrição

- Odontologia

- Serviço Social

- Tecnologia em Agroindústria

- Tecnologia em Gestão Ambiental

- Tecnologia em Radiologia

- Terapia Ocupacional

- Zootecnia


Do total de 2.176 instituições avaliadas, 1.826 foram classificadas no IGC por terem participado das avaliações nos últimos três anos e 350 ainda não entraram nessa lista. A Universidade de São Paulo (USP) não participa da avaliação.

Comparação do setor privado com o setor público

As escolas top, com conceito máximo de 5, são preponderantemente do setor público (16 contra 11). Com conceito 4, os dois setores estão tecnicamente empatados em número de IES. Porém, o número de IES do setor público é bem menor do que o do setor privado e corresponde a 10,5% do total das instituições avaliadas.

Comparação de qualidade por setor

Tomando como base as 1.826 IES classificadas no IGC 2010, cerca de 37,9% das IES do setor público são consideradas de bom nível (conceitos 4 e 5), enquanto somente 4,8% estão nesse nível no setor privado. Somando as IES de nível razoável (conceito 3), cerca de 60,3% das IES do setor privado podem ser consideradas "aprovadas", e cerca de 39,7% são de qualidade ruim (conceitos 2 e 1) e correm o risco de serem fechadas. Escolas de qualidade ruim existem também no setor público e representam 20,1% do setor.

Resumindo: dentre as IES submetidas à avaliação do MEC e classificadas no IGC 2010, apenas 8,7% apresentam nível de execlência, 53,9% oferecem educação de qualidade "razoável" e cerca de 37,4% oferecem ensino de qualidade "não adequada", correndo o risco de serem fechadas.

Veja os números que fundamentaram a nossa análise nas duas tabelas apresentadas a seguir.

 

 

 

 

Comentários   

0 # Francisco Barroso Santana 09-12-2011 20:48
Até quando podemos acreditar que o MEC vai efetivamente fechar as instituições que são reprovadas nas avaliações?
Sempre foi divulgado que o MEC tomaria atitude contra a situação ruim em que as Escolas oferecem a educação brasileira. A qualidade de ensino é peça fundamental para o desenvolvimento do País, podemos até crescer, mas desenvolver não.
Responder | Reportar ao administrador

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado