Impacto dos trabalhos acadêmicos brasileiros

Cientistas brasileiros têm mais destaque em divulgação de trabalhos acadêmicos.

Os cientistas brasileiros provocam mais impacto nas publicações de seus trabalhos em revistas nacionais em relação a dos países da América Latina e do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China).

 

O estudo foi divulgado na última sexta-feira (16) na Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp), durante o 2º Seminário de Avaliação do Desempenho dos Periódicos Brasileiros no Journal Citation Reports (JCR). O evento foi promovido pelo programa Scientific Electronic Library Online (SciELO), que levanta dados sobre trabalhos acadêmicos.

Segundo o autor da pesquisa, Félix Moya, do Departamento de Dinâmica da Ciência e da Inovação do Instituto de Políticas e Bens Públicos de Granada (Espanha), o aumento de publicações científicas no Brasil no cenário internacional resultou em impacto significativo.

“O SciELO tem muito a ver com isso, com toda certeza. Não há nenhum país do mundo que tenha um projeto nacional de acesso aberto a suas publicações como esse. Não é tudo o que tem que ser feito no campo da difusão de ciência no Brasil, mas é um passo muito importante e que não foi feito em outros países”, afirmou Moya.

Fonte: Fábio de Castro (Agência Fapesp)

Comentários   

0 # Mauricio 10-10-2011 15:59
Quando a reportagem se refere ao termo "provocam mais impacto" quis dizer que as publicações de pesquisadores nacionais em periódicos nacionais são de maior qualidade e elevam o índice JCR? ou que há mais publicações de pesquisadores brasileiros do que de estrangeiros? isto não ficou claro.
Responder | Reportar ao administrador
0 # Gestor_E 10-10-2011 16:49
Prezado Prof. Mauricio,

São as duas coisas. A pesquisa demonstra que há maior número e de melhor qualidade de publicações de cientistas brasileiros em revistas nacionais.

Segundo a fonte da notícia: "O fator de impacto em si, no entanto, não deve ser um fim em si mesmo, de acordo com Moya. 'A busca de um melhor impacto é importante à medida que ele pode ser considerado um sintoma da melhora da qualidade da pesquisa. Há uma clara correlação entre o impacto e a excelência da pesquisa. A importância disso, portanto, não se limita ao campo científico: o alto impacto da pesquisa tem grande relevância social', disse."

Equipe ProfNews
Responder | Reportar ao administrador

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado